BACHARELADO EM ENFERMAGEM
SOBRE O CURSO: Curso de Graduação em ENFERMAGEM – BACHARELADO na modalidade EAD da FISBE deve expressar um conjunto coerente e integrado de conteúdos (saber), competências (saber fazer), habilidades (saber fazer bem) e atitudes (querer fazer), que inclua as capacidades fundamentais descritas nestas Diretrizes e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global. O Profissional qualificado para o exercício de ENFERMAGEM – BACHARELADO na modalidade EAD da FISBE, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos será capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. A formação do enfermeiro da FISBE tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III – Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais. O Curso de ENFERMAGEM na modalidade EAD da FACULDADE ISEIB DE BETIM – FISBE vem ao encontro da demanda por pessoal especializado, com conhecimento técnico, e seus profissionais acumulam conhecimentos básicos que atuam na área da saúde, sendo um meio efetivo de inserção de novos e qualificados profissionais no mercado de trabalho, além de inovar ao proporcionar uma visão macro e micro do ambiente hospitalar, postos de saúde entre outros e de oferecer conceitos e estimular práticas adequadas ao meio organizacional contemporâneo. O perfil do graduado do curso de ENFERMAGEM da FISBE está voltado para a formação de um profissional qualificado para atuar nas situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, mineiro com ênfase regional e privilegia a formação de enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
1. Enfermagem Aeroespacial
2.Enfermagem Aquaviária
3.Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional
4.Assistência de Enfermagem em Anestesiologia
5. Enfermagem em Assistência Domiciliária
a. HomeCare
6.Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e tecidos
7. Enfermagem em Cardiologia
a. Hemodinâmica
b. Perfusionista
8.Enfermagem em Central de Material e Esterilização
9. Enfermagem em Centro Cirúrgico
a. Recuperação Pós-anestésica
10. Enfermagem em Doenças Infecciosas e Parasitárias
a. Doenças tropicais
11.Enfermagem em Endocrinologia
12.Enfermagem em Estética
13.Enfermagem em Estomaterapia
14.Enfermagem em Farmacologia
15.Enfermagem Forense
16. Enfermagem em Genética e Genômica
a. Reprodução Humana Assistida
17.Enfermagem em Hematologia
18.Enfermagem em Hemoterapia
19.Enfermagem Hiperbárica
20.Enfermagem no Manejo da Dor
21.Enfermagem em Nefrologia
22.Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia
23.Enfermagem Offshore
24.Enfermagem em Oftalmologia
25. Enfermagem em Oncologia
a. Oncologia Pediátrica
26.Enfermagem em Otorrinolaringologia
27. Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares
a. Acupuntura
b. Fitoterapia
c. Homeopatia
d. Ortomolecular
e. Terapia Floral
f. Reflexologia Podal
g. Reiki
h. Yoga
i. Toque Terapêutico
j. Musicoterapia
l. Cromoterapia
m. Hipnose
28.Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar
29. Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente
a. Aleitamento Materno
b. Neonatologia
c. Pediatria
d. Hebiatra
e. Saúde escolar
30. Enfermagem em Saúde Coletiva
a. Saúde da Família e Comunidade
b. Saúde Pública
c. Saúde Ambiental
d. Pneumologia Sanitária
31. Enfermagem em Saúde da Mulher
a. Ginecologia
b. Obstetrícia
32.Enfermagem em Saúde do Homem
33. Enfermagem em Saúde do Adulto
a. Clínica Médica
b. Clínica Cirúrgica
34. Enfermagem em Saúde do Idoso
a. Geriatria
b. Gerontologia
35. Enfermagem em Saúde do Trabalhador
a. Saúde Ocupacional
36. Enfermagem em Saúde Indígena
37. Enfermagem em Saúde Mental
a. Enfermagem psiquiátrica
38.Enfermagem em Sexologia Humana
39.Enfermagem em Sistematização da Assistência da Enfermagem-SAE
40. Enfermagem em Terapia Intensiva
a. Adulto
b. Cardiológica
c. Neurológica
d. Pediátrica
e. Neonatologia
41. Enfermagem em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica
a. Alimentação e Nutrição na Atenção Básica
b. Nutrição Enteral e Parenteral
42.Enfermagem em Traumato-ortopedia
43. Enfermagem em Urgência e Emergência
a. Atendimento Pré-hospitalar
b. Suporte Básico de Vida
c. Suporte Avançado de Vida
44.Enfermagem em Urologia
45. Enfermagem em Vigilância
a. Sanitária
b. Epidemiológica
c. Ambiental
Área II
A área da enfermagem denominada II agrupa as linhas de atuação que envolvem gestão.
1.Direito Sanitário
2. Economia da Saúde
a. Gestão de Projetos de Investimentos
3.Enfermagem em Auditoria
4. Enfermagem em Gerenciamento
a. Administração hospitalar
b. Gestão de saúde
c. Gestão de enfermagem
d. Gestão em Home Care
e. Gestão da Estratégia de Saúde da Família
f. Gestão Empresarial
g. Gerenciamento de Serviços de Saúde
h. Gestão da Qualidade em Saúde
i. Gestão de Redes de Atenção à Saúde
j. Gestão da Atenção Básica
k. Gestão de Urgências e Emergências
l. Gestão do Resíduos de Serviços de Saúde
m. Gestão em Hotelaria Hospitalar
n. Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição
o. Gestão de Avaliação e Controle em Saúde
p. Acreditação Hospitalar
5. Enfermagem em Informática em Saúde
a. Sistema de Informação
6. Políticas Públicas
Área III
A área da enfermagem denominada III agrupa as linhas de atuação que envolvem ensino e pesquisa.
1.Bioética
2.Educação em Enfermagem
a. Metodologia do Ensino Superior
b. Metodologia da Pesquisa Científica
c. Docência do Ensino Superior
d. Projetos Assistenciais de Enfermagem
e. Docência para Educação Profissional
f. Docência em Ciências da Saúde
3.Educação Permanente e Continuada em Saúde
4.Enfermagem
5.Enfermagem em Pesquisa Clínica Ética