TECNOLOGO EM GESTÃO DE MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS SOBRE O CURSO:
GESTÃO DE MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS na modalidade EAD da FISBE foi reestruturada em respeito ao Parecer CNE/CES nº 277/2006; PARECER CNE/CES Nº: 239/2008, Parecer CNE/CP 17/2020, RESOLUÇÃO Nº 2, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2020 e a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021 com a carga horária 1.600 horas com módulos de 60 minutos e definiu o seguinte perfil de egresso:
Em consonância com as necessidades profissionais e sociais do setor, bem como, com o proposto das Diretrizes Curriculares Nacionais para buscar-se-á na formação do Tecnólogo GESTÃO DE MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS na modalidade EAD da FISBE um profissional que, além dos domínios dos conhecimentos necessários a sua atuação, esteja apto a:
Projetar, elaborar, implantar e avaliar conteúdos nas mídias digitais.
Supervisionar as interações geradas no meio digital que geram dados analíticos quantitativos e qualitativos para análise.
Produzir e gerenciar recursos de texto, imagem e som para relações interativas em mídias sociais digitais e redes sociais.
Desenvolver ambientes e instalações de hipermídia interativa.
Desenvolver estratégias de search engine optimization (SEO) e search engine marketing (SEM),
Implantar e gerir de plataformas de comércio digital (e-commerce).
Agregar as inovações tecnológicas ao processo de produção de conteúdo digital.
criar relacionamento com consumidores, antecipar tendências, aproveitar oportunidades de mercado e analisar riscos.
Coordenar equipes de marketing.
Assessorar dirigentes de marketing.
Gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas.
Planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.
Avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing.
Identificar e analisar canais de distribuição.
Planejar estratégias de comunicação com os consumidores.
Supervisionar as atividades de marketing da empresa .
Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Espera-se ainda que o referido profissional possua:
Adequada formação conceitual e prática a respeito do campo de conhecimento e, principalmente, consciência da necessidade de busca de atualização permanente sobre os conteúdos desta área;
Espírito crítico e analítico fundamentado em práticas avançadas, que o capacite a identificar fontes de mudanças, problemas potenciais e a formular alternativas de solução adequadas à realidade de mercado das organizações locais e regionais;
Capacidade para investigar necessidades e métodos apropriados de intervenção, de modo a assegurar a adequação das diversas ferramentas de Marketing, demandadas pelas organizações;
Habilidade técnica e humana para compreender, participar e intervir de maneira competente no processo de competitividade mercadológica no qual estão inseridas as organizações;
Compreenda o papel da Economia, Contabilidade e das técnicas de negociação dentro de uma empresa;
Domínio das principais ferramentas, processos e métodos aplicados às principais áreas de Marketing;
Capacidade para estabelecer indicadores e métodos de avaliação e de controle dos sistemas aplicados;
Capacidade para absorver e desenvolver novos processos e tecnologias,
Aptidão para atuar em equipe multidisciplinar e multiprofissional.
O egresso do curso Superior de Tecnólogo GESTÃO DE MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS na modalidade EAD da FISBE será um profissional atuante na elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes.
Ele estudará o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a ser praticados.
Deve ser um profissional sempre atento às constantes mudanças, mantendo comunicação e relacionamentos com consumidores, antecipando tendências, aproveitando oportunidades de mercado e analisa riscos.
Deve ainda ser cauteloso aos aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais estão diretamente ligados às atribuições deste profissional.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
O Gestor em MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS poderá atuar em empresas de qualquer segmento, públicas ou privadas, ocupando cargos de gestão, como os de gerente, supervisor, chefe, coordenador. Também poderá criar seu próprio empreendimento, atuando como seu sócio ou gestor e ainda:
O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências profissionais na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de análises e prospecção de mercados, pesquisas de público-alvo, construção e desenvolvimento de marca, produto, avaliação de cenários mercadológicos, formulação estratégica.
Pode atuar com estratégias digitais para atração de clientes, desenvolvimento de sites e blogs, elaboração da estratégia de marketing de conteúdo, geração de leads, e-mail marketing, campanhas de mídias digitais e otimização de sites. O profissional de Marketing Digital pode atuar como gestor de plataformas de comércio digital (e-commerce).
A produção de conteúdo é outra possibilidade de atuação aos formados neste curso, buscando desenvolver conteúdos ricos e relevantes para atrair mais leads.
O egresso também pode atuar escolhendo e aplicando ferramentas para atração na internet, desenvolvendo estratégias de search engine optimization (SEO) e search engine marketing (SEM), planejando ações sociais de mídia, de relacionamento com colaboradores e clientes e campanhas de e-mail marketing e envio de newsletter.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a missão da FISBE, os concluintes do curso Tecnólogo GESTÃO DE MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS na modalidade EAD da FISBE deverão ser tanto um gestor de processos, como um intelectual consciente de sua responsabilidade político social, assumindo de maneira transformadora o seu papel em práticas gerenciais que ocorram na organização e fora dela. Deverá, portanto, ser aquele gestor de processos que, na permanente investigação de sua prática gerencial, repense e recrie a teoria, na relação entre o saber e o fazer.