BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SOBRE O CURSO:
Demonstrar ética e proficiência, as atribuições que lhes são prescritas através de legislação específica;
1.Utilizar adequadamente a terminologia das Ciências Contábeis.
2.Conhecer métodos para coletar, reunir, sumarizar e analisar dados contábeis/financeiros;
3.Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.
4.Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais.
5.Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis.
6.Desenvolver a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão.
7.Capacidade de assumir riscos e livre iniciativa para negócios na área contábil;
8.Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil, revelando capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação.
O futuro contador formado pela ISEIB deverá ter as as seguintes competências e habilidades:
I. utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
II.demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
III.elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
IV.aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
V.desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
VI.exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo as atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
VII.desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
VIII.exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.
CAMPO DE ATUAÇÃO:
O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências profissionais na área do curso, visando empresas públicas e privadas: organizações industriais, comerciais, financeiras de serviços, consultoria, novos negócios entre outros que surgem com o advento das novas tecnologias.
O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nas áreas de tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil.
Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio.
Algumas atividades são exclusivas deste profissional, como a auditoria, contabilidade ambiental, gerencial, planejamento e controladoria, ensino, tesouraria, controladoria, perícias contábeis e gestão financeira.
No atual cenário, as empresas passam por diversas transformações tecnológicas, inclusivas, ética e social, de novos negócios em seus processos e demandas de mercado. Estas mudanças ocorrem em grande velocidade exigindo cada vez mais dos profissionais, conhecimentos e flexibilidade para acompanhar as evoluções. A capacidade para liderar e trabalhar em equipe, a busca de melhores soluções para os diferentes mercados bem como a capacidade de gerenciar informações transformando-as em produtos e serviços de alta qualidade são exigências deste cenário de globalização da economia.
Para trabalhar como CONTADOR é preciso ser registrado no CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE -CRC