Área de graduação:

Educação

Duração do curso:

08 Períodos

Sede:

Betim–MG

Tipo de graduação:

Por apenas:

R$199 ,90

Mensalidade

Detalhes do Curso

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SOBRE O CURSO:

Pedagogia EAD deverá estar apto a:

I – Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II- Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
IV – Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
IX – Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
X – Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XV – Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

O projeto político pedagógico do Curso de Pedagogia EAD objetiva, em sua dimensão formadora garantir qualidade e relevância na preparação dos profissionais de educação, comprometida com a construção de uma sociedade democrática.

Nesta perspectiva o Núcleo Docente Estruturante – NDE, a partir de um trabalho coletivo, envolvendo professores baseia- se nos seguintes princípios norteadores, como eixo central do currículo proposto:

•Resgate do Processo Pedagógico na formação do profissional da Educação – trata-se de valorizar o trabalho pedagógico, na sua totalidade, na dimensão da formação docente para ensino fundamental e dos conhecimentos interdisciplinares que embasam a organização do trabalho pedagógico;
•Sólida Fundamentação teórico- metodológica que cita o profissional no desempenho dos diferentes papéis e funções a partir do projeto político e pedagógico das instituições escolares
• Estágios como possibilidade de articulação e atuação do Ensino, Pesquisa e Extensão – objetiva superar a noção de estágio como reprodução do conhecimento, direcionando – o a perspectivas inovadoras e criativas.
•Neste sentido, os estágios curriculares são compreendidos em sua dimensão formadora, como mediadores da formação dos profissionais da educação, na qual o ensino, a pesquisa e a extensão se articulam para fundamentar as práticas na totalidade da reflexão sobre organização do trabalho pedagógico e a gestão escolar.
•A formação do professor/ gestor exige capacidade e domínio das diversas áreas de conteúdo básico e específico necessários à formação do profissional da educação que:
•Tenha competência técnica e humana para exercer a docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação, bem como a Gestão.
•Senso um ser histórico, seja capaz de reconstruir conhecimentos através da prática pedagógica, articulando a teoria à prática;
•Tenha uma sólida formação teórica, científica, pedagógica e sócio-política e compreenda o processo educativo em sua multidimensionalidade;
•Tenha conhecimento e faça análise crítica sobre as diferentes práticas profissionais e técnica de ensino – aprendizagem;
• Esteja diretamente ligado às questões relacionadas ao processo ensino- aprendizagem, para acompanhamento das atividades didático pedagógicas;
•Tenha habilidades na área administrativa, tais como o conhecimento e o domínio da legislação educacional e do domínio de informações técnicas que permita aos interessados a prática da pesquisa científica e a continuidade de estudos na área em nível de pós-graduação
•Desempenhe uma participação social efetiva e possa interferir na realidade, na luta por uma sociedade mais justa e mais humana

O profissional assim formado será capaz de:

•Assumir o reconhecimento da diversidade da realidade e da mudança;
•Implementar trabalhos comunitários aproveitando a disponibilidade e interesse da comunidade;
•Recuperar a unidade dialética entre ensino e aprendizagem;
•Assumir a docência
•Trabalhar as competências cognitivas básicas, aprender a pensar, resolver problemas,
•Criar, aplicar o que foi aprendido
•Vincular escola e vida;
•Repensar a educação a partir da perspectiva da necessidade e da demanda;
•Dinamizar trabalhos interdisciplinares;
•Entender a crise de paradigmas;
•Cultivar o espírito metódico e crítico;
•Enfatizar a pesquisa, a capacidade de observação, análise e raciocínio;
•Implementar estudos em parcerias;
•Avaliar efetivamente seu desempenho;
•Utilizar técnicas inovadoras na dinamização de seu trabalho;
•Participar de encontros, congressos e seminários.


CAMPO DE ATUAÇÃO:

O profissional formado em Pedagogia se dedicará ao exercício da profissão instruindo crianças, jovens e adultos com o objetivo de facilitar e melhorar os processos de ensino e aprendizagem dessas pessoas e a comunidade como um todo.
No Brasil, o campo de trabalho para pedagogos é amplo e possui. De acordo com o boletim do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) essa profissão é uma das profissões com maior empregabilidade no Brasil.
Após formado, o profissional em Pedagogia pode trabalhar em redes públicas ou privadas de ensino, empresas, departamentos e muitos outros. Essas são algumas das áreas onde o pedagogo pode atuar:
• Escolas Públicas e privadas: atuar como professor até o 5º ano, ou coordenador pedagógico, orientador, diretor ou psicopedagogo.
• Meios de Comunicação: responsáveis por produzir conteúdo destinado ao público infantil, programas educacionais e de apoio didático para programas de rádio, de TV, internet e revistas.
• ONGs: atuar em empresas do terceiro setor, coordenando projetos, programas sociais educativos e ensinando sobre diversos tema com o objetivo de desenvolver a comunidade.

• Órgãos públicos ligados à educação: profissional irá atuar nos programas de educação do âmbito municipal, estadual ou federal, com elaboração de projetos e programas sociais.

• Treinamento e coordenação em empresas privadas: o pedagogo poderá atuar juntamente com os recursos humanos nos departamentos de treinamento, desenvolvimento, qualificação profissional e responsabilidade social.

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